Sempre comento que a Venezuela nunca foi um país com cultura migratória, nos eramos um país acostumado a receber pessoas. Recebemos pessoas do mundo inteiro: muitos americanos por conta da industria petroleira, muitos europeus (principalmente espanhóis, italianos e portugueses), árabes, e também obviamente pessoas de outros países da América do Sul.
É por este motivo que a nossa gastronomia não tinha tido muita presencia no mundo até que tivemos que sair de forma forçada.
No primeiro post sobre comidas falei das arepas. Hoje tem restaurantes de arepas no mundo inteiro, inclusive tem um trabalho muito legal, que mostra onde você pode encontrar arepas pelo mundo, deixo por aqui o link: http://locosporlasarepas.com/
Além das arepas, que tem sido a nossa bandeira pelo mundo, temos muitas outras comidas deliciosas. O nosso prato tradicional é o "Pabellón Criollo". Ele é composto por arroz branco, carne desfiada, feijão preto (numa versão mais sequinha) e banana da terra madura frita.
A banana da terra frita é muito utilizada na nossa gastronomia... Os venezuelanos amamos!
O nosso "Pabellón" tem diversas variações: o arroz pode ser trocado pelas arepas (que podem ser fritas ou asadas) para ser servido no café da manhã. Obviamente é um café da manhã mais reforçado, geralmente é mais comum que seja servido do final de semana. Nas regiões praianas, acostumam trocar a carne desfiada por peixe. Em algumas regiões é adicionado queijo por cima do feijão, também pode ser adicionado ovo e abacate.
Também existem existem arepas recheadas com os ingredientes do "pabellón" e até empanadas!
E aproveitando que falamos de empanadas, elas são uma amostra da influência da Espanha na nossa cultura, e na de quase todos os países da América Latina. É o equivalente ao pastel português: uma preparação individual de massa de farinha recheada e assada em forno ou frita.
Aparentemente, estas iguarias derivam do hábito de rechear pão para fazer uma merenda para a jornada dos trabalhadores do campo ou para viajantes; “empanar” pode significar “transformar em pão” (1). A empanada típica tem a forma de uma meia-lua, devido a ser iniciada com uma rodela de massa que é recheada e dobrada sobre si mesma; o recheio pode ser de carne, aves, pescado, vegetais ou frutas.
Na América do Sul, cada país tem a sua receita típica de empanada. E aqui temos mais uma amostra das similaridades das culturas colombiana/venezuelana, as nossas empanadas são feitas com massa de milho ou farinha de milho, então pode-se dizer que é uma variação da arepa recheada, porém fechada e frita.
Poderíamos dizer também que são primas dos pasteis de angu, aqui no Brasil.
Na Venezuela os recheios das empanadas são tão variados como os das arepas, nas regiões costeiras tem empanada até de camarão.
Os venezuelanos amamos as empanadas! Elas nos trazem lembranças da infância, dos lanches da escola... Nos remetem à praia!
E... tradicionalmente, um venezuelano pensa numa empanada acompanhada de uma (bebida) parceira, numa harmonização perfeita: a Malta!
E vamos finalizar por hoje falando de uma delicia que não tem igual! para os mineiros que adoram queijo então! é fácil que virem fans dos nossos Tequeños.
Os "tequeños" são os nossos salgadinhos. Não tem festa na Venezuela sem tequeños! Mesmo as festas mais chiques, tem que ter tequeños!
E o que é esta maravilha? É um pedaço de queijo alongado, coberto (enrolado) com massa de pastel e que normalmente é servido frito. Tem tamanhos diferentes, normalmente tem o tamanho de um dedo mas nas escolas e lanchonetes pode ser vendido em formato grande, do tamanho de um pão, como um lanche mesmo. Geralmente é acompanhado de algum molho que pode ser: Rosé (maionese e ketchup), guasacaca (abacate, cebola, pimentão, coentro, etc), também usam-se molhos mais doces feitos com rapadura, goiabada, entre outros.
A origem desta receita e do nome #tequeño não está definido com certeza histórica, a hipótese mais conhecida é que são originários da cidade Los Teques (pertinho de Caracas). Tem outras teorias porém o certo é que é um dos nossos maiores embaixadores gastronômicos!
Hoje em dia, são vendidos com outros recheios como presunto e queijo, chocolate, doce de leite, goiabada e queijo, entre outros.
Já experimentou alguma destas delícias? me conta nos comentários!
Postar um comentário