A intenção deste artigo não é restar importância à desvalorização da moeda brasileira, isso é nítido e quem acompanha sabe quanto isso está impacto negativo na economia. Porém, não posso ficar calada vendo estes meios falando este tipo de bobagem sem fundamento.
O que ganham com isso? É muito triste ver a quantidade de mentiras que são divulgadas na imprensa brasileira!
Eu, em parte, me sinto responsável por trazer informações corretas pelo menos no que tange ao meu país!
Esta é uma notícia totalmente descontextualizada... baseada num ranking que só considerou uma lista de 30 países com as moedas mais negociadas no mundo, adicionando o peso argentino. Veja a reportagem no link.
Até aí todo bem, nesse contexto, falar que foi a moeda mais desvalorizada, dessa lista de países, beleza! mas não pode se afirmar que é a moeda mais desvalorizada do mundo e muito menos falar que se desvalorizou mais do que o bolívar venezuelano (e não é que eu me sinta orgulhosa disso, somente, mas a situação da Venezuela é muito séria, não pode ser tratada com essa leveza.
Vocês sabem quanto foi a desvalorização da moeda venezuelana só em 2020?? Mais de 500%, como podem ver no gráfico a seguir. Nesse mesmo período, o real desvalorizou 39%, não é comparável.
Além disso, sabem quantos dólares compra o salário mínimo no meu país? menos de 2! Imaginem qual o poder aquisitivo do país.
Este tipo de meios informativos tem que ter mais responsabilidade e por outro lado, a sociedade brasileira precisa ter mais critério para analisar o conteúdo que consome. Não podemos sair repetindo informações sem entender o contexto e confirmar a veracidade das mesmas.
Para quem quiser se aprofundar mais no assunto, neste link podem encontrar o meu artigo sobre a desvalorização da moeda e controle de câmbio na Venezuela.
Postar um comentário