O documentário: "Chavismo: La peste del siglo XXI" que traduzido ao português seria: O Chavismo: a praga do século XXI, é um documentário lançado em 2018, dirigido por Gustavo Tovar-Arroyo. Neste documentário, são analisadas as causas sociais, políticas e econômicas que levaram ao Chávez à Presidência da Venezuela, o seu abuso do poder, e a resposta da da sociedade civil, incluindo o movimento estudantil, a sua queda política e o "secretismo" por trás da sua doença e subsequente sucessão do Nicolás Maduro.
Tovar recebendo o prêmio no Infest. Fonte: Agora magazine |
O filme de tipo documental foi premiado como melhor documentário no Festival de Filmes Internacionais de Nova York "Infest". Nessa oportunidade o Gustavo (Diretor do filme) declarou: "Este documento histórico foi feito para gerar consciência sobre o horror que ainda é vivido na Venezuela, estamos sofrendo ainda a praga do chavismo. E o fato de que vocês estejam aqui, assistindo o documentário nos Estados Unidos, no marco deste maravilhoso festival que tem nos dado a oportunidade de mostrar a verdade do horror que ainda sofrem as famílias venezuelanas, para a gente é uma honra"
Em 2019, depois de uma campanha na mídia por movimentos pro-governo, o Tribunal Supremo de Justiça (partidário do Maduro), ordenou a proibição da projeção do documentário na Universidade Simon Bolívar (USB) especificamente, assim como em outras universidades públicas, e espaços públicos em geral, alegando que se tratava de uma incitação ao crime de ódio, estabelecido na Lei contra o Ódio, pela Convivência Pacífica e a Tolerância. A Associação de Professores da USB declarou através da rede social twitter: "O tribunal do regime, pretende calar a liberdade de expressão mais uma vez na Venezuela. Acadêmicos da USB (são) afetados porque a Universidade foi exigida a parar a projeção do documentário". Esperamos o respaldo nacional e internacional".
No inicio do documentário, uma mensagem alerta que os realizadores foram perseguidos, encarcerados, e alguns deles, torturados pela Ditadura (saiba mais sobre as torturas e violações aos direitos humanos neste link). A maioria encontra-se no exílio.
O documentário contem um compendio de entrevistas inéditas a personalidades que foram testemunhas do auge e quebre da "revolução bolivariana", alguns deles, fizeram parte da gestão do Hugo Chávez, e agora são dissidentes, outros, são vozes importantes da democracia global, incluindo ex-presidentes, intelectuais e ativistas dos direitos humanos como Mario Vargas-Llosa, Andrés Pastrana, Sebastian Piñera, Vicente Fox, Ricardo Hausmann.
Trata-se de um alerta aos povos do mundo, frente aos perigos das práticas populistas, da demagogia, da corrupção desmedida e principalmente, das práticas totalitárias, que infelizmente continuam se repetindo na história universal, acabando com a vida de milhares de inocentes, para o beneficio de alguns poucos.
Adicionalmente, este documentário mostra que a crise na Venezuela não é uma crise recente, como muitos brasileiros ainda acreditam. Trata-se de uma crise que foi se gestando aos poucos, e que vem acontecendo há mais de 2 décadas.
Muitas das imagens mostradas podem resultar perturbadoras para as pessoas que não estão ligadas à nossa realidade. Confesso que para mim foi muito difícil de assistir porque me levou a relembrar muitos momentos duros e que me fizeram tomar a decisão de deixar o meu país.
There are penny machines, $25 excessive restrict, and everything in between. More games are added each month, so have the ability to|you possibly can} play your favorites or try your luck at kind of|a kind of} shiny new ones. Home of the most well liked|the most popular} slots in Detroit, we have almost three,000 methods to 1xbet hit it greater and higher. From 1 cent to $100 slot and video poker machines, there are numerous methods to win for each stage of player. Whether you prefer to try one thing new or play an old favourite like Blazing 7s®, or Buffalo™, we’ve obtained the right recreation for you. The financial realities of the gaming trade appear to ensure that the St. Petersburg group will continue to flourish.
ResponderExcluir