Mulheres venezuelanas... Além da Beleza!

Dia Internacional da Mulher


Estive um pouco afastada do Blog... comecei o ano com muito trabalho, estudando (estou fazendo um MBA e em paralelo outros cursos), está bem divertido rsrs.. mas não queria deixar de passar por aqui para fazer um post especial sobre o Dia Internacional da Mulher.

As mulheres venezuelanas tem sido sempre muito elogiadas pela sua beleza, porém somos muito mais do que isso. Por este motivo decidi trazer uma seleção de mulheres Venezuelanas que tem tido uma importante atuação no mundo, em diversas áreas:




Evelyn Miralles: Engenheira de computação, pioneira na realidade virtual de satélites da NASA. É considerada uma das mulheres mais importantes da NASA no mundo. Ela começou seus estudos na Universidade Católica Andrés Bello, no entanto, em 1986, quando tinha 20 anos, emigrou para os Estados Unidos. Queria ser arquiteta, mas descobriu as gráficas da computação e completou estudos em 1990 na Universidade de Lamar. Logo, em 1992, se formou como Engenheira Informática na Universidade de Houston, Clear Lake. 

Também fez uma pós-graduação em ciência espacial na Universidade de Harvard. Desde 1992, trabalha no Laboratório de Realidade Virtual do Johnson Space Center há mais de 20 anos em Houston (Texas). Evelyn criou gráficas, usando a realidade virtual, que permitem aos astronautas realizar práticas para missões espaciais. 

Interessada em compartilhar conhecimento, tem ministrado palestras em escolas intermediarias, Tem recebido inúmeras premiações como "Segurança de Vôo da NASA", Medalha Presidencial da Liberade e Top 20 dos hispanos mais influentes dos Estados Unidos, 50 hispanas do mundo, entre outros. 

Perfil completo no site Venezuelanos Ilustres


Gabriela Montero: é uma pianista e compositora que destaca-se por suas improvisações em melodias, do popular ao clássico. Sua agenda de shows tem levado-a para as melhores salas e tem se apresentado como solista das grandes orquestras do mundo.

Inclusive tive o privilégio de ouvi-la tocando junto à Filarmônica de Minas Gerais em 2018. 

Seus álbuns com o selo EMI ganharam prêmios como Echo Preis na Alemanha e foi indicada ao Grammy pelo seu álbum Barroco.

Em 20 de janeiro de 2009, ela participou da inauguração presidencial de Barack Obama, apresentando-se com o violinista Itzhak Perlman, o violoncelista Yo-Yo Ma e o clarinetista Anthony McGill tocando a peça Air and Simple Gifts, uma composição do grande músico John Williams. 


Em 2015, a Gabriela ganhou o Grammy Latino de Melhor Álbum Clássico por "Rachmaninov: Concerto para Piano - Montero: Ex Patria".

Algumas outras informações sobre a Gabriela neste link.


Margarita Zingg: é uma designer de modas de sucesso internacional. Segundo a biografia publicada no seu livro, disponível na Amazon, iniciou o seu trabalho no mundo da moda em 1976. Um ano depois, inaugura Bellocotton, uma loja que oferecia uma proposta vanguardista indiscutível, com um especial interesse pela mulher contemporânea. 

Na sua vida profissional, apoiando os talentos emergentes, logo como representante da casa francesa Christian Dior, e finalmente com a sua própria marca, criou uma longa e sólida trajetória nos Estados Unidos, Europa, Meio Oriente e América Latina, especialmente na Venezuela, onde teve a responsabilidade durante 11 anos de desenhar o vestiário para o Miss Venezuela Glamour, marcando o seu retorno ao mundo da moda nacional.  estabeleceu com uma boa base no mercado dos Estados Unidos. Sua coleção foi agradavelmente recebida por críticos especializados, e a imprensa internacional elogiou seu trabalho escrevendo inúmeras críticas. 

Para projetar suas criações, Margarita Zingg, considerada uma das mulheres mais glamourosas da Venezuela, é inspirada em uma mulher moderna, fresca, festiva e moderna; mas acima de tudo muito feminina. Seus vestidos com quedas e bordados simples e sua inclinação especial pela sobriedade a identificam no mundo da moda.




Mayly Sánchez: é uma cientista, na área da física de partículas, que trabalha para a Universidade Estadual de Iowa, nos Estados Unidos. O portal Wikipedia relata que em 2012, depois de ser nomeada pela National Science Foundation dos Estados Unidos, recebeu o Prêmio Presidencial de Carreira para Cientistas e Engenheiros, a maior honra dada por esse país a cientistas que estão nos estágios iniciais de suas carreiras como pesquisadores. 

Em 2013, também foi nomeada pela BBC como uma das dez mulheres mais importantes da ciência na América Latina.


Alejandra Oraa: é uma jornalista e âncora de notícias de TV. Atualmente, trabalha para a CNN em Espanhol em Atlanta, Geórgia, onde conduz o programa Café CNN.

A Alejandra emigrou para os para os Estados Unidos ainda adolescente, devido a um evento catastrófico em sua cidade natal, conhecida como a "tragédia de Vargas": em 1999, o centro geográfico do estado de Vargas sofreu inundações e deslizamentos de terra devastadores, o que causou uma grande perda de vidas e propriedades, movimentos forçados da população e o desaparecimento virtual de várias pequenas cidades do estado. 

Estudou na Saint Thomas University em Miami - Flórida.

Tem sido nomeada quatro vezes ao prêmio Emmy, pelos programas Destinations e Café CNN, sendo vencedora em 2 ocasiões, em 2016 e 2019.

Em 2011, a Alejandra, junto à sua equipe de noticias matutino, recebeu o Prêmio George Foster Peabody, pelo seu trabalho de reportagem durante a primavera árabe. Ela fez a reportagem da primavera árabe em vivo, assim como da morte do Muammar Gadafi. Os Prêmios Peabody são geralmente considerados como os mais prestigiados de honra e distinção nos Estados Unidos, às realizações dentro do âmbito jornalístico. 



Carolina Herrera: Com certeza você conhece à Carolina Herrera, mas é bem provável que você não sabia que ela era Venezuelana, né? 

A Carolina Herrera é uma designer, que mora nos Estados Unidos, especificamente em Nova York desde 1981, e que é, sem dúvida, motivo de grande orgulho para os venezuelanos.
Durante a década de 1970 e 1980 foi nomeada uma das mulheres mais bem vestidas do mundo. O seu império cresceu rapidamente e de forma constante. Ela vestiu à Jacqueline Kennedy Onassis durante os últimos 12 anos da sua vida. Herrera é casada com Don Reinaldo Herrera Guevara, editor da revista Vanity Fair, com quem tem duas filhas.

Aventurou-se na carreira de perfumes no ano de 1988 com o nome de Carolina Herrera. Com certeza você já se encantou com os seus perfumes, que são maravilhosos!!. Dentre muitos outros reconhecimentos e fatos importantes podemos citar alguns dos mais recentes:
  • Em 2008, foi feita uma comemoração para a estilista em São Paulo pelos 20 anos do seu primeiro perfume: Carolina Herrera.
  • Ainda no ano de 2008, ganhou o prêmio Geoffrey Beene pelo conjunto de sua obra do Conselho de Estilistas da América. 
  • Em 2011 desenhou o vestido de casamento para Bella Swan,para o filme A Saga Crepúsculo: Amanhecer-parte 1.
  • Em 2015, recebeu o premio Portrait of Nation Prize (Premio Retrato de Uma Nação), otorgado pela National Portrait Gallery dos Estados Unidos
  • Em 2014 recebeu o «Premio ao artista do ano 2014» (Couture Council Award for Artistry of Fashion) otorgado pelo «The Couture Council of The Museum at the Fashion Institute of Technology».
  • Em 2012 foi declarada «Superestrela honoraria» na Noite de Estrelas do grupo de moda internacional Fashion Group International.
  • Em 2011 a firma Mercedes Benz lhe ofereceu o reconhecimento de «Presentadora de Mercedes Benz» por seu «estilo único, qualidade dos materiais e design inovador».
Em 2019, a Carolina Herrera esteve em São Paulo ao lado de sua filha Carolina Herrera de Baez para apresentar nova fragrância – Good Girl Drama Dot, celebrando o seu primeiro Dot Club, evento que celebra uma de suas marcas registradas: a estampa de poás, chamada de polka dots, presente em sua marca desde a fundação, em 1981, em Nova York.



Valentina Quintero: uma das minhas favoritas desta lista, pela sua personalidade incrível! É muito divertida!. Ela é comunicadora social, apresentadora de programas de rádio e televisão e redatora de livros, agendas, revistas e imprensa.

Estudou na Venezuelana e concluiu um mestrado na Universidade de Boston, nos Estados Unidos, onde recebeu o título de Mestre em Tecnologia Educacional. .

Ela se dedica a ser uma viajante. Com seus esforços, ela espalhou as maravilhas naturais, serviços turísticos da Venezuela e sempre incentiva o amor pelo nosso país.

A minha geração cresceu vendo e ouvindo as suas histórias sobre as belezas do nosso país e utilizando as suas dicas para viajar.

Em novembro de 2018, a BBC publicou a lista das 100 mulheres mais inspiradoras e influentes de 2018 na qual aparece na posição # 77.



Susana Raffalli: se encontra na lista das 100 mulheres escolhidas pela BBC em 2020. É uma trabalhadora humanitária que leva 22 anos ajudando em emergências em todo o mundo. Ajudou à Caritas da Venezuela no lançamento de uma ferramenta, para mostrar, em tempo real, o impacto da crise humanitária, nas crianças, num momento em que ainda era negada a crise na Venezuela. A Susana também fundou uma rede de centros que permitem o apoio nutricional às crianças que vivem nas favelas marginalizadas. 

Durante a pandemia, a Susana conseguiu manter abertos os serviços de alimentação para os cidadãos de baixos ingressos, mulheres com VIH, e prissões para jovens. Trabalhando com o movimento "Scaling Up Nutrition", a Susana também deu assessoria sobre nutrição nas respostas nacionais para a pandemia na América Central. 


Naida Hernández: é uma artista venezuelana sediada na Austrália. Ela foi responsável pelo projeto de fogos de artifício em Sydney, na Austrália, para dar as boas-vindas ao ano de 2018 com 28 mil produtos pirotécnicos. Em várias partes do mundo, a venezuelana foi elogiada pelo maravilhoso show que criou para este evento, que é um dos mais famosos do mundo. 



María Teresa Arnal: é a primeira mulher a se tornar diretora da Google no México, a venezuelana esteve no comando desde 2017 e nessa trincheira ela mostrou que é uma das mulheres mais relevantes no mundo digital e empresarial. 

Hoje comanda a área de Negocios da Stripe, uma empresa de tecnologia que cria infraestrutura econômica para a Internet. Empresas de todos os portes, de novas startups a empresas públicas, usam o nosso software para aceitar pagamentos e gerenciar seus negócios online.

Anteriormente, ela teve outros grandes cargos como Diretora Geral do Twitter México, Colômbia e Argentina, além de J. Walter Thompson México, Mirum e Clarus, empresa de marketing digital da qual também é fundadora.

A Maria Teresa estudou Engenharia Industrial na Universidade Católica Andrés Bello (UCAB) e mais tarde um Mestrado em Administração de Empresas na Universidade Columbia. Atualmente, a Maria Teresa mora na Cidade do México com o marido e três filhos.

Também é fundadora e ex-presidente do Interactive Advertising Bureau (IAB), co-fundadora e membro do Conselho Acadêmico do Instituto Superior de Desenvolvimento da Internet (ISDI) no México e membro do Fórum Internacional das Mulheres (México), além de ser mentora de empreendimentos como Endeavor México, Wayra México e Naranya Labs. Entre seus reconhecimentos, está sendo considerada uma das 10 personalidades que mais contribuíram no setor de publicidade digital e marketing interativo.

Foi nomeada uma das 50 pessoas mais influentes em tecnologia na América Latina pelo HITE. Ela também esteve entre as "principais CEOs do México" e "as 20 principais mulheres executivas do México" pela revista "Mujer Ejecutiva" em dezembro de 2004 e 2005. .

A revista "Expansión" a nomeou entre as "20 mulheres mais influentes nos negócios no México" em Fevereiro de 2003 e como uma das “50 mulheres mais poderosas do México” em novembro de 2006.


Deyna Castellanos: jogadora de futebol. Seu pai não a deixava jogar no começo "porque o futebol é para homens", mas ela começou a mostrar condições sobrenaturais para o esporte.

De fato, com apenas 14 anos, ele representou a Venezuela na Copa do Mundo Sub-17 na Costa Rica e venceu a Bota de Ouro, tornando-se a artilheira do torneio com 6 pontos. 

Dois anos depois, na Jordânia, ela converteu outros 5 e alcançou um de seus primeiros momentos virais, marcando um gol no meio do campo. 

Sua conquista foi indicada ao prêmio FIFA Puskás de melhor da temporada de 2017, ficando em terceiro lugar. 




Sua magnífica participação nas Copas do Mundo Sub-17 e seu objetivo na Jordânia deram a Deyna Castellanos uma figura internacional que a levou a ser indicada ao Prêmio The Best da FIFA

Após seu sucesso com as equipes de jovens da Venezuela, Castellanos tomou uma decisão interessante: em vez de ir para uma equipe profissional, ele levou uma bolsa de estudos com a Florida State University para estudar jornalismo. 

Obviamente não deixou o futebol de lado e se tornou uma das figuras da equipe feminina da FSU, na competitiva liga universitária dos Estados Unidos.

Com sua inestimável contribuição, eles chegaram ao título nacional em 2018. Mas, assim que a janela foi aberta para o profissionalismo, Castellanos não hesitou novamente e ingressou no Atlético Madrid.

Postar um comentário

My Instagram

Copyright © Uma Venezuelana no Brasil. Made with by OddThemes